• Mariana Ornelas

Conheça mais sobre a consciência ecológica e ambiental!

Você sabe que tudo o que consome tem um impacto na sociedade? Pois bem, os alimentos que você escolhe ingerir podem afetar o seu corpo e são parte de uma cadeia de produção. Nos anos 1960, alguns estudiosos começaram a perceber os impactos que o consumo desenfreado estava trazendo ao meio ambiente e partir daí, empresas e instituições começaram a dar olhos a estas questões, intensificando-se em 1990.


O que é essa consciência ecológica e ambiental?

A consciência ecológica e ambiental é tentar compreender o meio-ambiente como um todo, como um ser realmente vivo e que faz parte do seu dia a dia. Sendo um ser que vive, o consumo e o descarte dos produtos podem afetá-lo, seja a curto, médio ou longo prazo. Não existe “jogar fora”, simplesmente porque não há “fora” no planeta Terra, tudo o que é daqui, permanece aqui (sem entrar na questão de lixo atmosférico).


Conhecimento é poder

Saber o que você consome e de onde vêm seus produtos, pode te auxiliar a ter uma consciência ecológica melhor formada e consumir produtos que respeitem o meio-ambiente. Em alguns lugares, fazer um bom uso da terra, de adubos e de manejos que entendam toda essa cadeia que o alimento passa, desde o plantio, até chegar no seu prato, faz parte da política e da forma que a empresa lida com o meio-ambiente e com o cliente.

Consumir alimentos e outros artigos de empresas que têm a consciência ambiental e ecológica em um dos seus pilares, além do benefício da saúde, você também ajuda na preservação da natureza.

Como chega até você

O pensamento sobre consciência ecológica e preocupação ambiental só aumentou ao longo dos anos. São nítidas as diferenças climáticas e a degradação pulsante que o ser humano vem deixando na natureza e, por isso, muitas empresas começaram a pensar em como diminuir estes impactos durante a produção.

Alguns dos princípios são:

  • ecologicamente correto;

  • economicamente viável;

  • socialmente justo;

  • culturalmente aceito

Ou seja, essa responsabilidade não é só ambiental, mas social e econômica. Saber o que pode impactar de forma negativa e positiva durante o processo de transformação do produto (seja de um produto alimentício ou não).


Para além do consumo

Cultivar a consciência ecológica e ambiental vai muito além do que você consome, mas também como você consome e descarta os seus alimentos e/ou produtos. Um bom exemplo é a separação do lixo. Quando você separa seu lixo entre orgânico e reciclável, ajuda toda uma rede de pessoas e ações que ajudar a diminuir o impacto no meio-ambiente. Por isso, verifique em sua cidade se há a coleta seletiva e faça o descarte correto.

Outras formas de diminuição do impacto negativo no meio-ambiente são:


  • Diminuir o consumo de energia

  • Andar mais a pé, de bicicleta ou de transporte público

  • Dar preferência produtos biodegradáveis

  • Economizar água


Com essas e outras ações, você pode ajudar a diminuir o efeito negativo no mundo.


E como é na Kenko Kirei?

Os produtos da Agro Kenko Kirei são pensados justamente seguindo os conceitos da consciência ambiental e ecológica. Tratamos nossa terra, sementes e plantação com muito respeito, para que a colheita seja próspera e possa proporcionar saúde no prato de quem consome.


Ademais, nosso preço é justo e acreditamos que entregar um produto de qualidade é o mais importante na hora de pensar em nossa produção. Pensando nisso, usamos de práticas que têm o intuito de não agredir ou diminuir o impacto no solo, no produto e na cadeia toda.

Kenko Kirei significa isso: Saudável e Bonito. Nossos alimentos são totalmente voltados a esses dois conceitos, para que você tenha a melhor qualidade em sua casa.


Fontes:

Pensamento verde:

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-sabe-o-que-e-consciencia-ambiental-e-ecologica/


Beegreen:

https://beegreen.eco.br/reduzir-impacto-ambiental-em-casa/


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo