• Giovanna Pieroni

Plantio de Morangos em Slabs

Você sabe o que é "Slab?"

Pode parecer simples, mas slabs são aliados poderosos das culturas de morango, principalmente as que não fazem uso intensivo de defensivos agrícolas químicos.


Suspensos acerca de 1 metro do chão, slabs compõem uma tecnologia muito usada nos países mais desenvolvidos nas culturas de morangos. Consistem em sacos que variam de 0,7 metros à 1,5 metros de extensão com aproximadamente 50 centímetros de largura, cheios de substrato altamente férteis.


Capazes de comportar entre 25 e 50 litros de substrato, os slabs da Kenko Kirei têm 1,2 metros de extensão, ficam há 80 centímetros do solo e comportam até 7 pés de morango. Resultando em cerca de 1kg de morango por mês, em períodos de alta produtividade.


Slabs: um mundo de vantagens para o morango, para o produtor e para o consumidor.

São inúmeras as vantagens de se cultivar morangos e outras frutas em slabs, entre elas, no caso do morango destacam-se a colheita antecipada, uma melhor coloração de frutos, facilidade de irrigação e adubação. Além de poder promover maior controle das colheitas, que podem ser programadas durante todo o ano.


Os slabs se adaptam bem aos mais diversos tipos de cultivo, sejam eles em estufas, cavaletes ou em estruturas próximas ao solo, como falamos alguns parágrafos acima. Seu grande diferencial está no tipo de substrato utilizado, o que depende muito da região onde ocorre o cultivo.


Substratos: ricos em nutrientes, sustentáveis e economicamente viáveis.

Como falamos anteriormente, os substratos utilizados para o cultivo em slabs dependem da região onde o sistema é viabilizado. Sendo que, é desejável que o engenheiro/produtor responsável sempre opte por aquele que for mais viável, não só economicamente, mas também, ecologicamente sustentável.


Aqui na Kenko Kirei, fazemos uso de um substrato que não necessita de lavagem, assim poupando os recursos hídricos da região, sem contaminantes, com pH ideal para o cultivo e boa drenagem e retenção de nutrientes, devido a sua alta CTC.

Vamos falar sobre: manejo dos Slabs


Entre misturar bem os ingredientes ao substrato e viabilizar a drenagem através de microfuros na parte inferior, os slabs podem ser facilmente manejados. Seu material maleável e resistente permite a criação e implantação de sistemas de irrigação precisos e automatizados.


Diferentemente dos cultivos realizados diretamente no solo, os slabs garantem um menor, quase inexistente, uso de defensivos. Suspensos há 80 centímetros do chão os morangos ficam a salvo os insetos terrestres.


Fontes:

Blog - Aegro Lavoura

https://blog.aegro.com.br/ctc-do-solo/


Carolina Soil : Substratos

http://carolinasoil.com.br/substratos/#slab


Agriurbana

https://www.agriurbana.com.br/

69 visualizações0 comentário